Conheça essa modalidade financeira e movimente o caixa da sua empresa
O leasing é uma operação financeira que funciona como um aluguel. De modo simplificado, essa modalidade de compra é realizada da seguinte forma: o arrendador (que pode ser a sua empresa) obter um bem e, ao final do contrato, há a opção de compra dele.
No período que está chegando ao fim, conhecido como final de leasing, o arrendador tem três alternativas mais recorrentes: renovação, devolução ou aquisição completa.
Entretanto, quando se trata de parque tecnológico — equipamentos de informática, como desktops, notebooks, impressoras, monitores, entre outros — o tempo é muito importante. Isso porque mantê-lo atualizado é ter produtividade e redução de custo de manutenção para a operação.
Dessa forma, quando se chega ao final de leasing, muitas vezes já está na hora de a tecnologia ser substituída. E, com isso, surge uma pergunta entre os gestores: vou perder o investimento feito nesse período?
A resposta é não. Na maior parte dos casos, inclusive, é possível obter ganhos financeiros se optar por vender o parque tecnológico. Esse processo funciona em um formato muito simples: ao vender o parque tecnológico no final de leasing, a empresa tem uma tributação sobre o valor, que é menor do que realizar o expurgo.
O expurgo inflacionário é a falta da correção monetária sobre o valor do contrato de leasing. Ou seja, ao fim do contrato, os equipamentos perderam valor e não foram reajustados.
Sabendo disso, a opção de vender os ativos contrabalanceia os valores investidos nesse período, como por exemplo: ganho tributário nessa operação e a neutralização das equações tributárias da empresa.
Além das vantagens financeiras, as empresas que vendem os ativos ao final de leasing mantêm os parques tecnológicos sempre atualizados, resultando na maior atividade das equipes e na competitividade do negócio.
Por isso, contar com um parceiro especializado nesse momento é ideal. Ele compra os equipamentos, faz a coleta e cumpre todos os requisitos de proteção de dados, garantindo o descarte sustentável.
Sobre o leasing
Diferente do financiamento, o leasing é uma modalidade de crédito que prevê o uso do bem pelo cliente durante o período das mensalidades.
Após o término do contrato, ele pode escolher três destinos: extensão do prazo, devolução do item ou aquisição pelo valor de mercado ou pagamento de uma taxa residual, conforme previsto no início do contrato.
Embora pareça vantajoso, as empresas que fazem leasing do parque tecnológico — notebook, computadores, CPUs — costumam optar pela extensão (renovação) contratual.
As motivações da escolha são, principalmente, pela renovação dos equipamentos sem a necessidade de desembolsar valores elevados na troca deles, assim como os benefícios fiscais, tal qual a depreciação.
Entretanto, o quatro — e mais vantajoso — destino para os equipamentos ao final do leasing é a venda para a Z11 Group.
Basta escolher a aquisição no término do contrato e realizar a transferência à Z11 Group que, em 95% dos casos, gera um lucro no pagamento residual e na venda.
Esta é uma etapa que não traria retorno à sua empresa e, com essa opção, adiciona lucro financeiro. Além de não ter custo com a coleta, limpeza de dados e recuperação com laudo do maquinário.
Conheça a Z11 Group, aumente o capital e agregue valor à sua empresa com o leasing do parque tecnológico.